Relatório da Abin, Marco Rubio e a interferência dos EUA na eleição brasileira

Um relatório reservado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), enviado no fim de agosto ao Palácio do Planalto, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério da Justiça, classificou como crítico o risco de influência e interferência dos Estados Unidos no processo eleitoral brasileiro.
Na informação, revelada pela Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN Brasil, o que chama atenção é a dimensão atribuída pela Abin ao problema. Segundo o relatório, existe uma tendência de escalada da pressão americana sobre o Brasil e uma mudança na forma como Washington exerce sua influência na América Latina. O diagnóstico coloca a eleição brasileira dentro de uma disputa geopolítica que envolve soberania, comércio, recursos naturais, China e o próprio reposicionamento dos Estados Unidos no continente.
O documento da Abin sustenta que a reafirmação da influência americana na América Latina é uma prioridade do segundo governo Donald Trump. Entre os objetivos apontados estão a redução da presença de potências rivais, especialmente a China, e o controle ou acesso privilegiado a ativos estratégicos, riquezas naturais e infraestrutura da região.
Nesse cenário, o Brasil ocupa uma posição particularmente sensível: é a maior economia da América Latina, possui enormes reservas minerais, é um dos principais produtores de alimentos do mundo e mantém relações comerciais e estratégicas relevantes tanto com os Estados Unidos quanto com a China.
Quem estiver no Palácio do Planalto a partir de 2027 terá de definir como o Brasil pretende se posicionar diante de Washington e Pequim, qual será sua política para minerais críticos e terras raras, como tratará investimentos estrangeiros e até que ponto estará disposto a aceitar pressões externas em temas considerados estratégicos.
Um dos pontos mais relevantes do relatório é a avaliação de que a pressão americana não precisa assumir a forma tradicional de uma intervenção explícita. A Abin cita sanções aplicadas pelo governo Trump contra cidadãos e empresas brasileiras e avalia que medidas desse tipo podem produzir efeitos sobre acesso ao dólar, operações internacionais, reputação empresarial e relações com instituições financeiras.
Em julho, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra dois brasileiros e três empresas brasileiras por supostos vínculos com redes de lavagem de dinheiro associadas ao PCC. Para a Abin, o episódio representa uma mudança de fase porque a pressão passa a atingir diretamente agentes econômicos brasileiros e pode produzir efeitos indiretos sobre outros atores.
É uma modalidade de pressão diferente de tanques na fronteira ou de uma interferência eleitoral explícita. É justamente por isso que ela merece atenção. Em um mundo no qual o sistema financeiro internacional, o dólar e as grandes cadeias empresariais estão profundamente conectados, sanções econômicas podem produzir efeitos políticos mesmo sem que exista uma ordem direta para que determinado eleitor vote em determinado candidato.
O relatório também dedica atenção especial ao secretário de Estado americano, Marco Rubio. Segundo a Abin, declarações de Rubio sobre o Brasil teriam adquirido caráter personalista e poderiam influenciar o debate político doméstico ao serem reproduzidas por políticos, analistas, veículos de comunicação e agentes econômicos brasileiros.
A agência também interpreta a atuação de Rubio na América Latina como parte de uma estratégia de aproximação com governos ideologicamente alinhados aos Estados Unidos.
A imprensa brasileira vê com ressalvas essa suposta intenção de interferir, mas se até o próprio Trump já assumiu que quer controlar o que ele chama de quintal dos EUA, porque ainda há quem trate o assunto com ressalvas?
Outro elemento citado no debate é uma minuta de declaração conjunta que teria sido apresentada pelo governo Trump ao Brasil em 2025. O texto estabelecia, entre outras condições, que o país realizasse eleições livres e não impedisse a participação de “dissidentes políticos” no processo eleitoral.
O episódio ganhou novo peso depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta semana, que o documento foi colocado no “arquivo morto” e que considerava inaceitáveis as exigências americanas relacionadas às eleições e às riquezas minerais brasileiras.
A questão, portanto, deixou de ser apenas diplomática. Quando um governo estrangeiro manifesta interesse explícito sobre regras ou participantes de uma eleição nacional, a discussão sobre soberania inevitavelmente aparece.
O risco apontado pela Abin coloca uma questão desconfortável para o eleitor brasileiro: em uma eleição cada vez mais conectada às redes sociais, à economia global e à disputa entre grandes potências, a influência externa não precisa necessariamente aparecer com a bandeira de outro país.
Ela pode chegar por meio de uma sanção econômica, de uma pressão comercial, de uma campanha digital, de uma narrativa amplificada nas redes, de interesses empresariais ou de uma disputa pelo controle de recursos estratégicos.
E é justamente por isso que o alerta da Abin merece ser acompanhado com atenção, como um sinal de que o Brasil entrou em uma zona de maior disputa geopolítica às vésperas de escolher seu próximo governo.
O desafio das instituições brasileiras será distinguir pressão externa, influência legítima, disputa diplomática, propaganda política e interferência eleitoral efetiva. O desafio do eleitor será ainda mais básico: identificar quem está falando, quais interesses estão envolvidos, e principalmente, onde termina o fato comprovado e começa a narrativa política. Resta saber se o eleitor está atento!



Comentários